Sim, muita gente pesquisa sobre o carro mais barato do Brasil. E isso faz mesmo sentido em um país em que o preço de um zero quilômetro sempre impacta no orçamento de qualquer família. Em 2025, qual será esse carro? O que muda? Será que vale a pena ir pelo preço mais baixo, ou é melhor escolher um modelo um pouco mais caro? Aqui no Preço Carro BR, reunimos tudo o que você precisa para uma decisão mais consciente: lista de veículos mais baratos, diferenças entre versões, detalhes de equipamentos e até dicas para economizar ainda mais.
O barato pode ser realmente bom.
Neste artigo, você vai ver não só o que há de mais acessível entre hatchs e sedãs, mas também dicas práticas e dados atuais do mercado. Bora conferir?
O cenário dos carros populares em 2025
Ano após ano, o ranking do modelo mais em conta do país sempre mexe com o mercado. Em 2025, esse segmento de entrada continua sendo dominado por hatchs compactos, mas há surpresas. Os preços variam ligeiramente dependendo de descontos, atualização das linhas e incentivos fiscais. Uma coisa é certa: as opções estão ficando cada vez mais equipadas, mas continuando com foco em economia.
Antes de mergulhar nos números, é bom entender por que os preços mudam tanto. Desde 2022, fatores como inflação, dólar e reajuste de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) afetaram bastante o valor do carro novo. Em 2025, alguns modelos conseguiram manter um valor próximo do ano anterior, mas outros subiram, principalmente por causa de exigências de segurança e novas tecnologias embarcadas.

Os modelos mais baratos do Brasil em 2025
A lista pode mudar todo mês, mas, hoje, estes são os principais representantes da categoria que disputa o posto de veículo mais acessível:
- Fiat Mobi Like 1.0
- Renault Kwid Zen 1.0
- Chevrolet Onix 1.0
- Hyundai HB20 Sense 1.0
- Volkswagen Polo Track 1.0
- Fiat Argo 1.0
Vamos detalhar cada opção abaixo. Os preços aqui foram atualizados na reta final do primeiro semestre de 2025, refletindo tanto o valor de lançamentos quanto as promoções de fábrica encontradas em grande parte do país.
1. Fiat Mobi Like 1.0
- Preço sugerido: R$ 70.490
- Motorização: 1.0 Fire flex, até 75 cv
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Consumo: 13,5 km/l gasolina cidade / 15,2 km/l estrada
- Porta-malas: 215 litros
- Destaques: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, airbag duplo frontal, controle de estabilidade e assistente de partida em rampa
O Mobi continua pequeno, prático e barato. É, basicamente, perfeito para quem mora em grandes cidades e enfrenta trânsito o tempo todo. Mas o espaço traseiro e o porta-malas modestos cobram seu preço. Para quem pensa em uso familiar, talvez precise avaliar.
2. Renault Kwid Zen 1.0
- Preço sugerido: R$ 71.790
- Motorização: 1.0 flex, até 71 cv
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Consumo: 15,6 km/l gasolina cidade / 16,2 km/l estrada
- Porta-malas: 290 litros
- Destaques: 4 airbags, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade, direção elétrica e central multimídia (opcional)
Mesmo custando um pouco mais que o rival da Fiat, o Kwid chama atenção pelo porta-malas maior e pela presença de quatro airbags já nas versões de entrada. Para quem viaja eventualmente ou prioriza segurança, isso faz diferença.
Quatro airbags de série em um carro barato? Surpreende!
3. Chevrolet Onix 1.0
- Preço sugerido: R$ 82.790
- Motorização: 1.0 flex, até 82 cv
- Câmbio: manual de 6 marchas
- Consumo: 13,9 km/l gasolina cidade / 16,7 km/l estrada
- Porta-malas: 275 litros
- Destaques: central multimídia, 6 airbags, ar-condicionado, direção elétrica, controles de tração e estabilidade
Apesar de ter subido de preço, o Onix entrega mais potência e um pacote tecnológico muito acima da média, inclusive nas versões mais simples. É uma escolha para quem busca conforto do dia a dia sem exagero no gasto.
4. Hyundai HB20 Sense 1.0
- Preço sugerido: R$ 83.490
- Motorização: 1.0 flex, até 80 cv
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Consumo: 13,7 km/l gasolina cidade / 15,7 km/l estrada
- Porta-malas: 300 litros
- Destaques: ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, airbags duplos
Entre os compactos "acessíveis" mais equipados, o HB20 entrega ótima relação de espaço interno, porta-malas generoso e consumo decente, embora sem muitos luxos tecnológicos na versão básica.

5. Volkswagen Polo Track 1.0
- Preço sugerido: R$ 85.990
- Motorização: 1.0 flex, até 84 cv
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Consumo: 13,6 km/l gasolina cidade / 15,3 km/l estrada
- Porta-malas: 300 litros
- Destaques: ar-condicionado, direção elétrica, central multimídia opcional
Representando a categoria dos mais "baratos entre os compactos premium", o Polo Track oferece espaço e sensação de robustez, além de um visual mais moderno.
6. Fiat Argo 1.0
- Preço sugerido: R$ 85.990
- Motorização: 1.0 flex, até 77 cv
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Consumo: 13,9 km/l gasolina cidade / 15,8 km/l estrada
- Porta-malas: 300 litros
- Destaques: ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, airbag duplo frontal
Entra na disputa mais pelo custo-benefício e pelo design, já que mantém valor parecido ao do Polo, mas entrega menos tecnologia embarcada de fábrica.
Comparativo rápido: hatchs ou sedãs?
É sempre bom lembrar: por pouco mais de R$ 90 mil, já é possível encontrar versões sedã desses modelos, ideais para quem busca espaço para toda a família. Um exemplo na faixa:
- Fiat Cronos 1.0 – R$ 91.990
- Chevrolet Onix Plus 1.0 – R$ 91.890
Esses sedãs compactos trazem motor semelhante aos hatchs, mas com porta-malas bem maior (entre 470 e 525 litros) e mais conforto para viagens. A diferença de consumo não é drástica, variando em média 0,5 km/l. O preço, claro, fica fora da faixa dos superpopulares, mas muitos consumidores optam pelo sedã justamente pelo custo-benefício e praticidade nos finais de semana.
Mais espaço sem gastar tanto a mais.
Motivos das variações de preço em 2025
Pode até parecer estranho, mas esse mercado muda muito rápido. Modelos de entrada costumam receber ajustes ao longo do ano, em resposta principalmente a:
- Novas regras de segurança, como obrigatoriedade de controle de estabilidade
- Inflação de custos de produção ou componentes importados
- Ajustes de incentivos fiscais específicos ou regionais
- Concorrência entre as fábricas, que por vezes lançam promoções relâmpago
Aqui no Preço Carro BR, monitoramos essas alterações de perto. Um detalhe importante: programas do governo, como incentivos para carro popular, podem voltar ou sofrer alterações ao longo do ano. Isso influencia bastante no preço final, especialmente das versões mais básicas.
Equipamentos de série: o que realmente importa?
Entre os itens já obrigatórios em todo veículo novo, temos:
- Airbag duplo frontal
- Frenagem ABS
- Controle de estabilidade
- Assistente de partida em rampa
Mas vale prestar atenção nos detalhes extras oferecidos em cada modelo. Por exemplo:
- Renault Kwid tem 4 airbags;
- Chevrolet Onix vem com 6 airbags e central multimídia;
- Fiat Mobi aposta no baixo custo, mas com lista simples de equipamentos.
Outro ponto: conforto e conectividade. Ar-condicionado já virou “básico”, mas som com conexão Bluetooth, volante multifuncional e central multimídia só aparecem nas versões um pouco mais caras ou como opcional.
Dimensões, motor e porta-malas: qual cabe melhor na sua rotina?
Pode parecer engraçado, mas já vi muita gente decidir pelo espaço do porta-malas. Para quem anda muito sozinho e na cidade, hatch pequeno resolve. Quem não abre mão de viagens ou família grande, precisa de mais litragem.
- Nos mais baratos, os porta-malas variam entre 215 e 300 litros
- Sedãs batem fácil os 470 litros
- Consumo, na maioria, gira entre 13 e 16 km/l na gasolina
- Todos usam motores 1.0 aspirados, sem turbo
- Dimensões externas não passam de 4 metros de comprimento nos hatchs
Se a ideia é economizar combustível e ainda estacionar sem sufoco, um hatch básico resolve. Agora, se prioriza bagagem, talvez já valha investir um pouco mais.

Programas de incentivo e considerações finais de custo-benefício
Nem sempre o preço tabelado é o que você vai pagar. Em alguns momentos do ano, aparecem programas de incentivo federais ou estaduais e promoções específicas para quem faz financiamento pela própria montadora. Se o seu perfil é de economia máxima, vale tentar negociar no momento de troca de linha e ficar de olho em campanhas para isenção de impostos para pessoas com deficiência ou produtores rurais.
Avalie não só o preço, mas:
- Seguro (os carros de entrada costumam ter seguro bem mais barato)
- Índice de desvalorização (modelos populares perdem menos valor)
- Facilidade e preço das revisões e peças
- Consumo real, principalmente em trajetos urbanos
- Programas de revisão preço fixo
Aliás, todo esse conteúdo sobre preços atualizados e análises está sempre presente na categoria preços do Preço Carro BR – vale a visita pra quem quer acompanhar cada movimentação do mercado e promoções do mês.
Olhar só o preço pode te fazer perder boas oportunidades.
Dicas de compra: como acertar na escolha?
- Teste sempre que der: Dirija o carro, mesmo que seja rapidinho; sensação ao volante faz muita diferença.
- Pense na revenda: Modelos populares tendem a ser mais fáceis de vender depois, especialmente se mantidos originais.
- Verifique o pacote de itens de série: Às vezes, um modelo pouco mais caro entrega muito mais em equipamentos.
- Fique atento ao consumo real: Pergunte para amigos, busque relatos em grupos online – consumo de “ficha técnica” nem sempre bate com o uso.
- Considere o seguro e valor do IPVA: Carros de entrada costumam custar menos nesses quesitos, mas vale cotar antes.
- Pegue todas as informações: No nosso acervo sobre carros, atualizamos as fichas com frequência.
Quais são os maiores destaques em tecnologia e segurança na categoria?
Pouco a pouco, esse segmento de entrada está ficando menos “pelado”. Alguns exemplos:
- Presença de controles de tração e estabilidade em toda a linha
- Airbags adicionais em marcas que antes não ofereciam nem como opcional
- Central multimídia simples, mas já com espelhamento de celular (em alguns casos, opcional)
- Assistente de partida em rampa, que facilita em rampas ou ladeiras
Claro, precisa ficar de olho: central multimídia de fábrica encarece um pouco e nem sempre é indispensável. Mas com tantas leis novas, dificilmente um carro novo vai deixar a desejar em segurança básica.
Para acompanhar mais comparativos entre os carros de entrada e conhecer diferenças entre versões e tecnologias, consulte nossa seção de comparativos completos.

Consumo x desempenho: afinal, qual deles é mais econômico?
Se o seu foco é poupar, fique de olho principalmente no consumo urbano, já que a maioria das pessoas passa mais tempo em trânsito dentro da cidade. Em linhas gerais:
- O Kwid aparece como o campeão em economia de combustível, principalmente com gasolina.
- O Mobi não fica muito atrás, especialmente pelo peso menor.
- Onix, HB20, Polo Track e Argo consomem um pouco mais, mas trazem motores mais modernos e recursos extras que podem justificar a diferença.
Se está em dúvida entre câmbio manual ou automático, vale dar uma olhada no nosso conteúdo sobre carros automáticos econômicos. A diferença pode ser pequena, porém faz sentido para quem dirige principalmente em congestionamentos.
Outro detalhe prático: diferenciais de fábrica, como sistemas Stop/Start (motor desliga ao parar no semáforo) ou pneus de baixa resistência ao rolamento, muitas vezes aparecem como opcional e podem reduzir o consumo em até 8%.
Conclusão: como encontrar o carro mais barato do Brasil sem abrir mão do essencial?
Em 2025, o modelo mais barato do país ainda é o Fiat Mobi Like, mas Kwid, Onix, HB20, Polo Track e Argo vêm logo depois, com pequenas diferenças de preço, equipamentos e espaço. Escolher o carro ideal vai depender mesmo do seu perfil: precisa de porta-malas? Usa mais na cidade ou viaja muito? Prefere conectividade ou valor de revenda?
O melhor negócio é aquele que cabe na sua rotina sem pesar no bolso.
Mesmo que o modelo 0 km mais acessível te atraia, vale checar as promoções sazonais e pensar no custo total – do seguro à manutenção. Para decidir com calma e com todas as informações, visite as categorias de mercado automotivo no Preço Carro BR. Nossa missão é deixar o universo dos veículos mais simples e transparente. Venha conhecer nosso conteúdo completo e encontre o carro que tem mais a ver com você!
Perguntas frequentes
Qual é o carro mais barato do Brasil?
O Fiat Mobi Like 1.0 atualmente é o veículo mais barato vendido no Brasil em 2025, partindo de R$ 70.490 na versão de entrada. Ele se destaca pelo custo acessível, baixos gastos com manutenção e economia de combustível, mas tem espaço interno reduzido na comparação com outros modelos.
Quais os modelos populares mais acessíveis?
Além do Fiat Mobi, figuram entre os populares mais econômicos o Renault Kwid Zen, Chevrolet Onix, Hyundai HB20 Sense, Volkswagen Polo Track e Fiat Argo 1.0. Todos são hatchs compactos, com preço até R$ 86 mil e consumo similar até 16 km/l na estrada. As diferenças ficam em espaço interno, equipamentos de série e segurança.
Vale a pena comprar um carro barato?
Depende das suas necessidades. Para quem busca um carro prático, econômico e de fácil revenda, os modelos mais baratos costumam entregar tudo isso. No entanto, se você prioriza mais espaço, conforto ou tecnologia, talvez valha investir um pouco mais. O importante é considerar o custo total da posse: seguro, IPVA, revisões e desvalorização.
Onde encontrar os carros mais econômicos?
Você pode acompanhar as melhores opções e atualizações de preços no Preço Carro BR, especialmente nas nossas categorias de preços e mercado automotivo. Lá, reunimos dicas sobre promoções, comparativos e consumo real de cada veículo.
Quanto custa o carro mais barato em 2025?
O valor do carro novo mais acessível do país em 2025 é de R$ 70.490, correspondente ao Fiat Mobi Like 1.0. Outros modelos custam entre R$ 71 mil e R$ 86 mil. Esses preços podem variar conforme a região, campanhas de incentivos ou desconto em concessionária.