Fiat Pulse Drive e Volkswagen Tera lado a lado em cenário urbano com detalhes dos faróis de LED e rodas, iluminação natural e fundo com edifícios modernos

No universo dos SUVs compactos manuais na faixa de R$ 100 mil, surge uma disputa que chama a atenção de quem busca economia, tecnologia e prazer ao dirigir. Fiat Pulse Drive 1.3 e Volkswagen Tera MPI. De um lado, tradição e baixo preço. Do outro, uma proposta mais recente, cheia de itens de conforto e segurança, além do título de melhor custo-benefício do "Qual Comprar 2025". Nesta batalha, cada detalhe faz diferença e, aqui no Preço Carro BR, você encontra a avaliação completa desse duelo.

Visuais e presença: qual chama mais atenção?

O confronto começa já pelo visual. O Fiat Pulse reestilizado para a linha 2026 aposta em linhas modernas, faróis de LED afilados e rodas de aço de 16” com calotas no modelo básico. As rodas de liga leve, que poderiam atrair os olhos mais exigentes, são opcionais. O preço inicial do Pulse, de R$ 99.990, salta para R$ 102.980 quando equipado com as rodas de liga leve, câmera de ré e sensor de estacionamento, mas ainda se mantém abaixo do rival.

Interior de SUVs compactos mostrando painel digital e central multimídia

Já o Volkswagen Tera chega com faróis de LED e rodas de 15” com calotas escurecidas. Um visual talvez mais simples, mas sem perder o apelo de novidade. Ele já nasceu concorrente forte e, prova disso, vem até com fila de espera, difícil não notar sua recém-conquistada reputação. O preço parte de R$ 105.890, superando o Pulse, mesmo na versão completa.

  • Pulse Drive: Faróis de LED, rodas de aço 16” com calotas (liga leve como opcional).
  • Tera MPI: Faróis de LED, rodas de 15” com calotas escurecidas.

No quesito presença, o Pulse conquista quem quer modernidade, enquanto o Tera chama atenção pelo conceito prático e premiado. Difícil bater o frescor do novo, principalmente após seu reconhecimento no mercado.

Espaço e praticidade: quem leva mais bagagem?

Aqui a diferença é visível. O Tera leva 350 litros de bagagem segundo o padrão VDA, ou impressionantes 407 litros pelo método de litros de água. O Pulse aceita até 370 litros (também em litros de água), ficando atrás nas duas medições mais conhecidas do mercado. Para famílias ou viagens longas, esse detalhe pesa.

Porta-malas aberto do Volkswagen Tera mostrando espaço interno

No interior, o Tera é generoso. Tem 4,15 metros de comprimento e entre-eixos de 2,57 m (vindo do Polo), o que garante mais espaço para as pernas na segunda fileira. Já o Pulse, menor, usa a plataforma do Argo, e por isso entrega um entre-eixos de 2,53 m. Isso faz diferença, principalmente para quem é mais alto. Passageiros mais baixos talvez nem reparem, mas quem cresce um pouquinho vai sentir aperto nas viagens longas, ainda que conte com saída USB traseira.

Se busca conforto no banco de trás e porta-malas amplo, o Tera se destaca.

Acabamento e tecnologia: o que cada um oferece?

Ambos economizam no acabamento: muito plástico rígido, sem sofisticação. O Pulse decepciona um pouco nos encaixes e nas peças desalinhadas. No Tera, percebe-se mais capricho visual, mesmo usando combinações de texturas que dividem opiniões.

  • Tera: Central multimídia VW Play de 10,1”, painel totalmente digital, conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, portas USB-C ao lado do câmbio.
  • Pulse: Multimídia de 8,4”, três portas USB (duas tipo C, uma tipo A), ar-condicionado digital de série, cluster de instrumentos analógico tradicional.

O Tera pula à frente na tecnologia embarcada. Painel digital, multimídia maior e integração sem fio já fazem diferença no uso cotidiano. O Pulse tenta compensar com três entradas USB e ar-condicionado digital, mas sente-se desatualizado com seu painel analógico.

Para quem quer saber mais sobre detalhes de acabamento e diferenciais de outros modelos, o conteúdo da seção de análises do Preço Carro BR pode trazer boas referências.

Itens de segurança e conforto em cada um

Hora da lista dos equipamentos, e aqui o Volkswagen Tera dispara:

  • Seis airbags
  • Sensor de estacionamento traseiro de série
  • Volante com ajuste de altura e profundidade
  • Assistente de partida em rampa
  • Detector de fadiga
  • Frenagem automática de emergência

O Pulse, por outro lado, vem com:

  • Quatro airbags
  • Sensor de estacionamento traseiro só como opcional
  • Sem ajuste de profundidade no volante
  • Ar-condicionado digital
  • Controlador de velocidade
  • Assistente de partida em rampa
Segurança não é só diferencial, é escolha de vida.

Aqui, a diferença é clara. O Tera oferece mais segurança e detalhes que facilitam o uso no dia a dia.

Motorização, desempenho e câmbio

No motor, o Pulse leva vantagem. Ele usa o 1.3 Firefly flex, com 107 cv de potência e 13,7 kgfm de torque. Resultado? Faz o 0-100 km/h em 12,3 segundos, sem esforço, e responde rápido nas retomadas. O Tera, com motor 1.0 MPI aspirado, entrega até 84 cv e 10,3 kgfm, atingindo os 100 km/h em 15,3 segundos. Aqui o Pulse literalmente dispara na frente.

  • Pulse: Motor 1.3 Firefly, 0-100 km/h em 12,3s, retomada de 60 a 100 km/h em 9,2s.
  • Tera: Motor 1.0 MPI, 0-100 km/h em 15,3s, retomada de 60 a 100 km/h em 11,2s.

Mesmo assim, algo surpreende: o câmbio manual do Tera, de cinco marchas, é muito bem elogiado. Macio, preciso, fácil de engatar. Já o do Pulse tem engates mais longos, meio imprecisos. O motor do Pulse, por sua vez, faz diferença no uso urbano, entregando agilidade e menos stress no trânsito.

Na estrada o Pulse avança mais fácil, e para ultrapassar com o Tera é preciso “dançar” com o câmbio.

Suspensão, conforto e consumo

A suspensão do Volkswagen Tera é mais firme, transmite segurança nas curvas e estabilidade nas retas. Mesmo assim, não é desconfortável. Já o Pulse prioriza o conforto, filtra melhor os buracos e valetas, mas balança um pouco mais nas curvas rápidas.

No consumo, empate na cidade: ambos marcam 12,6 km/l de gasolina, ar-condicionado ligado. Mas, surpreendentemente, na estrada o Pulse se destaca ainda mais: faz 16,1 km/l, contra 14,7 km/l do Tera. Esse desempenho, acima de tudo, mostra como o motor 1.3 faz diferença.

Para outros comparativos e números detalhados, vale dar uma olhada na seção de comparativos do Preço Carro BR.

Custos de manutenção, peças e seguro

Custo pesa no bolso. O Pulse tem cesta de peças R$ 3 mil mais cara, mas revisões iniciais mais em conta: R$ 4.134, frente a R$ 6.444 do Tera. O seguro do Pulse também é um pouco mais salgado (homens: R$ 2.586; mulheres: R$ 2.564) se comparado ao Tera (homens: R$ 2.447; mulheres: R$ 2.093), e ambos contam com três anos de garantia.

Ou seja, manutenção e pós-venda devem ser analisados com cuidado, pois o barato pode sair caro no longo prazo. Um olhar atento sobre movimentos do mercado automotivo ajuda a prever tendências de custos e disponibilidade.

Tudo somado: o veredito do comparativo

Agora, juntando todos os argumentos, dá para perceber como esse confronto é próximo em alguns pontos e distante em outros. Sim, o Pulse é mais barato na versão básica e anda bem melhor. Mas, se pensamos em espaço, equipamentos, tecnologia e segurança, o Tera não deixa dúvidas.

O Tera é, sim, o SUV manual mais completo do segmento.

O Volkswagen Tera vence o comparativo não só pelo recheio de equipamentos e espaço interno, mas também pelo equilíbrio geral de projeto. Mesmo sendo menos potente, é mais prático, gostoso de dirigir, confortável e bem mais seguro. O Pulse tem seu valor para quem prioriza desempenho e preço, mas acaba ficando um passo atrás para quem não abre mão de um carro atual e completo.

Se quiser ver mais análises de SUVs, confira nossa categoria de carros ou leia um exemplo no artigo sobre o Toyota Corolla Cross GR-Sport.

Continue acompanhando o Preço Carro BR e fique sempre por dentro das novidades, guias de compra e análises que ajudam a decidir com mais segurança e tranquilidade. Seu próximo SUV pode estar só a um clique de distância.

Perguntas frequentes

Qual SUV tem melhor consumo de combustível?

Os dois empatam no consumo urbano, marcando 12,6 km/l com gasolina e ar-condicionado ligado. Na estrada, o Pulse leva pequena vantagem, atingindo 16,1 km/l, contra 14,7 km/l do Tera. Ou seja, se rodar mais em rodovias, o Pulse é um pouco mais econômico.

Qual tem o porta-malas mais espaçoso?

O Volkswagen Tera oferece o maior porta-malas: 350 litros pelo padrão VDA e 407 litros medidos com água. O Fiat Pulse fica em 370 litros na medição líquida, ocupando a segunda posição nesse quesito.

Fiat Pulse ou VW Tera: qual é mais barato?

O Pulse é mais barato na versão de entrada, partindo de R$ 99.990. Já com opcionais importantes, chega a R$ 102.980. O Tera tem preço inicial de R$ 105.890, sempre acima do Pulse.

Os dois SUVs têm manutenção cara?

O Pulse tem cesta de peças mais cara (cerca de R$ 3 mil a mais), mas as revisões iniciais custam menos: R$ 4.134 para o Pulse contra R$ 6.444 para o Tera. O seguro também é um pouco mais caro para o Pulse. No geral, os custos se equilibram, mas o Tera exige mais investimento nas revisões.

Qual SUV manual é mais confiável?

Ambos contam com três anos de garantia e histórico sólido de pós-venda. Cada fábrica possui rede ampla, e a escolha entre eles depende mais do que você valoriza: o Pulse já é conhecido no mercado, enquanto o Tera vem conquistando sua reputação com equipamentos, conforto e segurança avançados para a categoria.

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Marcos Rodrigues

SOBRE O AUTOR

Marcos Rodrigues

Marcos Rodrigues é um entusiasta do universo automotivo dedicado a oferecer informações práticas, confiáveis e detalhadas sobre o mercado de carros no Brasil. Ele se destaca por sua paixão em auxiliar motoristas e apaixonados por automóveis a tomar decisões de compra mais seguras e informadas. Marcos acredita que a transparência e o acesso facilitado ao conhecimento são essenciais para todos que desejam compreender melhor o setor automotivo nacional.

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